Introducao a quimica organica

 UÍMICA ORGÂNICA 1

 Muitas da substancias existentes em produtos naturais são conhecidas desde a antiguidade. 

No passado obteve o vinho a partir da fermentação da uva, o álcool a partir da fermentação de sucos de frutas etc. somente no século dezoito que teve inicio dos processos de obtenção de compostos a partir de produtos naturais. 

No ano de 1777 o químico Torben Olaf Bergman lançou a expressão de química orgânica após lançar a idéia que: Compostos orgânicos: as substancias são provenientes dos seres vivos. Compostos inorgânicos: as substancias são provenientes do reino mineral. No final do século dezoito, Lavoisier, em seus experimentos concluiu que o elemento químico carbono estava presente nas substancias provenientes de organismos. No inicio do século dezenove Berzelius defendeu a idéia, que as substâncias extraídas de organismos vivos não podiam ser produzidas em laboratórios, pois somente os seres vivos possuíam meios de sintetizá-las.a idéia lançada por Berzelius ficou conhecida como teoria da força vital. Os químicos daquela época estavam convencidos de que os métodos utilizados em laboratórios jamais serviriam para estudar as substâncias provenientes dos seres vivos. Nesta época a química orgânica estava direcionada para o estudo das substâncias que se formavam nos tecidos das plantas e animais vivos. Em 1828 surgiu um jovem químico chamado Friedrich Wohlr, que sendo discípulo de Berzelius, tinham suas idéias voltadas para o estudo das substâncias pertencentes ao campo da química inorgânica, substâncias estas que não tinham nada a ver com os seres vivos. Este jovem ao trabalhar com as substâncias inorgânicas sem imaginar o que poderia surgir pela frente, ao aquecer a substância inorgânica chamada de cianato de amônio que um sal, verificou que como produto surgiu uma substância chamada popularmente de uréia, que é uma diamida pertencente ao campo dos composto orgânico. Após inúmeras etapas de comprovações, não teve dúvida que seu experimento correto, e com isso veio derrubar a teoria da força vital estabelecida por Berzelius. A experiência realizada por Wohler é conhecida por síntese de Wohler, que veio revolucionar o campo de estudo da Química, pois a partir daí todos os químicos passaram a efetuar seus estudos direcionados a obterem resultados semelhantes ao de Wohler. Portanto a maioria dos químicos desta época chegou à conclusão que as células vivas não possuíam as forças misteriosas citadas por Berzelius, pois todos os processos que ocorriam nos tecidos eram executados por meio de substâncias químicas comuns, que poderiam ser obtidas utilizando tubos de ensaios em laboratórios. Em 1848 o químico Leopold Gmelin em seus estudos reconheceu que o elemento químico carbono era fundamental na composição dos compostos orgânicos. Em 1858 Friedrich August Kekulé definiu a Química Orgânica como a química dos compostos de carbono. Os compostos orgânicos podem ser divididos em dois grupos de acordo com a natureza dos compostos: Compostos orgânicos naturais: são aqueles encontrados diretamente na natureza, como exemplos citam os produtos presentes na composição do petróleo, compostos presentes nos vegetais, etc. Compostos orgânicos artificiais: são os produzidos em laboratórios pelo homem (medicamentos, fertilizantes, tecidos, alimentos, etc.). 

A estrutura dos compostos orgânicos começou a ser desvendada através das idéias de Archibald Scott Couper e Fredrich August Kekulé, após a identificação do comportamento químico do carbono. As idéias estabelecidas por este dois estudiosos são conhecidas por postulados de CouperKekulé, que contém as seguintes informações: 1º postulado: o átomo de carbono é tetra valente, isto é, o átomo de carbono possui quatro valências livres, consegue fazer quatro ligações. 2º postulado: as quatro valências do átomo de carbono são iguais entre si, como exemplo pode citar que só existe um composto com o nome de cloro metano (CH3Cl). 3º postulado: os átomos de carbono ligam entre si ou com átomos de outros elementos químicos, formando estruturas que são denominadas de cadeias carbônicas. 2 Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono, embora que existem compostos que apresenta átomos de carbono em suas estruturas que não estão enquadrados dentro da Química Orgânica e sim dentro da Química Inorgânica.





Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem